10 Dicas importantes de Segurança no Trabalho
- contatogrupociclo
- 8 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Cada funcionário que opera máquinas ou trabalha em fábricas está ciente de muitos padrões e dispositivos de segurança, mas nem todos seguem essas recomendações.

Este é um problema sério para a administração e o comitê de segurança, pois os acidentes representam uma perda inestimável para todos os envolvidos. Para facilitar a sua vida, Trago aqui 10 dicas valiosas e essenciais de segurança no local de trabalho para os funcionários.
1- Use ferramentas e máquinas corretamente:
Pode parecer simples, algo que todos deveriam saber porém, além de usar cada ferramenta para a finalidade certa, evite improvisar. Neste caso, o resultado do serviço pode não ser o esperado e ainda podem ocorrer acidentes.
2- Preste atenção ao seu redor:
Cantos, fissuras, grades, fios, etc. Qualquer coisa pode estar sujeita a acidentes, a menos que o profissional tenha conhecimento disso. Antes de iniciar o trabalho, esteja ciente das fontes potenciais de acidentes nas proximidades de seu ambiente de trabalho.
3- Não subestime a eficácia do EPI:
A maioria dos EPIs não foi feita para ser bonita, mas para ser útil. Siga as normas e regulamentos para manter a sua segurança, a de seus colegas de trabalho e o patrimônio da empresa.
4- Não use acessórios que não façam parte do uniforme:
Essa é uma dica tradicional, mas ainda é comum o uso de anéis e colares nos mais diversos setores. Preste atenção também ao uso de luvas. Existem situações em que o funcionamento das máquinas exige que seja feito sem este EPI.
5- Respeite a proteção das máquinas:
Normalmente existem algumas medidas de proteção, mas por algum motivo elas existem para evitar a manipulação ou para evitar que ferramentas ou quaisquer outros objetos caiam no local.
6- Não bloqueie saídas e passagens:
A liberdade de movimento facilita as equipes de resgate e a evacuação de locais em perigo. Siga as regras e não obstrua o acesso a extintores de incêndio e mangueiras.
7- Comunique-se rapidamente:
Isso é crítico para serviços em locais mais remotos ou que estão conectados a outras áreas críticas. Com uma comunicação rápida, é possível evitar que os danos se espalhem.
8- Preste atenção à postura corporal:
Ao usar a máquina, siga os padrões ergonômicos recomendados. Trabalhe com o corpo em uma posição confortável para evitar problemas crônicos.
9- Relate condições inseguras ao seu gerente:
As coisas nem sempre saem como o esperado. Quando ocorrer uma emergência, informe seu supervisor imediatamente para saber o que fazer.
10- Mantenha sua profissão:
Se você é um eletricista, não tente trabalhar como mecânico, a menos que seja realmente necessário. Isso também começa do início, porque o superior deve dar uma ordem, e o superior deve estar ciente dos riscos de fazê-lo.
Essas são algumas dicas de segurança no trabalho que já evitam problemas desnecessários durante a execução dos serviços. A dica final é ficar atento às regras e seguir as ordens de seus superiores.
Você tem alguma outra dica importante? Deixe o seu comentário! Continue visitando nosso blog para saber mais sobre Segurança do trabalho.
Comments